O frio faz bem à saúde e à pele

dvfevfavef

O termómetro marca 5.º C, está bem agasalhado, mas já não sente as mãos nem os pés. Isso não só não é necessariamente mau como até pode ser bom. Explicamos porquê.

PRODUZ UM FALSO LIFTING
A suavidade da sua pele quando passeia no inverno tem uma explicação. A pele é o órgão responsável por manter a temperatura do corpo humano estável (termoregulação). Assim, quando as temperaturas baixam os vasos sanguíneos contraem-se, fornecendo menos sangue à pele, o que produz a sensação de suavidade. Mas não abuse do frio, caso contrário este pode causar-lhe o efeito reverso: couperose ou rosácea.

REDUZ A INFLAMAÇÃO

Aplicar gelo localmente quando se magoa previne a inflamação porque contrai os vasos sanguíneos o que evita que o sangue continue a correr, saia das paredes das veias e se acumule nos tecidos. O efeito positivo também é extensível a pessoas que sofrem de má circulação e pernas inchadas, um problema que se acentua no verão.

EMAGRECE

A explicação reside numa descoberta de 2009. A gordura castanha é uma substância identificada no fim da primeira década do século e que segundo os cientistas consegue queimar a energia ingerida na comida. De acordo com Jan Nedergaard, do Departamento de Biociências Moleculares do Instituto Wenner-Gren de Estocolmo (Suécia), a gordura castanha só é ativada a baixas temperaturas e com exercício físico, sustentam um estudo da Universidade de Sherbrooke, no Quebeque, publicado no Journal of Clinical Investigation, e um outro da Nature. Ou seja: praticar desportos em ambientes frios é uma combinação duas vezes vencedora porque ativa duplamente o metabolismo.

TONIFICA

O binómio frio e exercício tem efeitos positivos para o seu corpo. O frio contrai os vasos sanguíneos e o exercício favorece a circulação. O resultado é um corpo tonificado. Mas atenção: proteja-se do frio com roupa adequada e respirável. Dê preferência aos tecidos de algodão. Caminhe a um ritmo rápido e corra. Aqueça em casa para evitar lesões.

Tags:
Share:

Leave a Reply